sábado, 14 de julho de 2012

Menor Cidade Do Brasil


Vista de cima do município de Borá.O município brasileiro de Borá, está localizado no interior do Estado de São Paulo. Com 805 habitantes, morando em pouco mais de 200 casas, que por sua vez estão localizadas em mais ou menos 20 ruas, é considerada a menor cidade do Brasil, em número de habitantes. E ainda é a terra do vereador menos votado do Brasil, Wilson Camato, que se elegeu com apenas 27 votos. Conheça um pouco sobre este pequeno município.

História

Capela Santo Antonio de BoráO nome da cidade tem origem em uma espécie de abelha que se proliferou na região no início do século XX. O município foi desmembrado de Paraguaçu Paulista e fundado em 1967. O povoamento começou por volta de 1918, com a famlia Vedovatti. No ano seguinte, outras famílias surgiram e construiram suas casas no local. Em 1923, José Costa Pinto doou um pedaço de suas terras para a construção da Capela Santo Antônio de Borá. A delegacia da cidade foi fundada em 1995, tem apenas dois funcionários e nunca abrigou preso algum. A pequena cidade ainda conta com 2 times amadores de futebol, mas o Estádio Municipal de Borá não tem arquibancadas.

Demografia

Pesquisa do CensoSegundo dados do Censo de 2000, a mortalidade infantil em Borá, atingindo crianças de até um ano é de 8,19 a cada mil. A expectativa de vida dos habitantes é alta, 75,97 anos. A taxa de fecundidade, ou quantidade de filhos por mulher, é de 2,30. Em Borá 8,91% da população é alfabetizada. Levando em conta a renda, longevidade e educação dos habitantes, Borá tem um IDH (índice de Desenvolvimento Humano) de 0,794.

Economia

Entrada de BoráComo a maioria das cidades do interior, Borá tem sua economia voltada para a pecuária e para a agricultura, com destaque para o plantio de mandioca. Está em curso a reativação de uma usina sucroalcoleira.
A cidade é tão pacata que em julho de 2011, constatou-se que há 18 meses nenhum crime havia sido registrado no município. Então, se o que você busca é sossego, Borá é o local certo. Mas acostume-se a conhecer e ser conhecido por todos os seus habitantes, que como já foi dito acima, não são muitos.

0 comentários: